Sobre Elisa

Elisa Maria Campos

Jornalista, colaboradora no Painel Unificador das Favelas (www.favela.info).

Mestrado em Global Studies pela
Albert-Ludwigs-Freiburg University.

Pós-graduada em Relações Internacional.

Morou em 5 países: Brasil, Itália, Aleamanha, África do Sul e Índia.

+30 missões humanitárias com a ONG Operation Smile

5 idiomas:
Português
Inglês
Italiano
Espanhol
Francês

Apaixonada por informação, tecnologia, pinguins e experiências multiculturais.

ELISA MARIA CAMPOS

Jornalista brasileira com mais de 10 anos de experiência em Comunicação e Informação para o Desenvolvimento. Ela é apaixonada por impactar positivamente a vida das pessoas e usa de comunicação para esse fim.

Elisa é especialista em estratégias de comunicação e informação, incluindo planejamento, design, RP, multimídia e marketing digital para desenvolvimento. Ela fundou o departamento de comunicação da ONG Operação Sorriso (www.operacaosorriso.com.br) no Brasil, onde também teve a oportunidade de trabalhar na área de logística como coordenadora do programa por 4 anos e como líder de equipe de informações médicas em mais de 30 programas humanitários em diferentes países.

Começou a trabalhar pela mudança social no Brasil e acabou morando em 5 países (Brasil, Alemanha, África do Sul, Índia e Itália) e trabalhou em muitos outros como EUA, Malawi, México e Moçambique. Para se comunicar melhor, ela aprendeu fluentemente inglês, espanhol, italiano, francês e muitas ferramentas tecnológicas. Ah, verdade, sua língua nativa é o português do Brasil.

No Brasil, ela cresceu no Rio de Janeiro, em um bairro de baixa renda chamado Praça Seca (Google it), onde viveu os desafios das desigualdades: pobreza, corrupção, desemprego, falta de oportunidades e violência generalizada. Suas experiências pessoais refletem em seu trabalho e forte paixão por impacto social.

Elisa alcançou uma formação acadêmica relevante: em 2021 recebe título de Mestre do Programa de Estudos Globais – Mestrado em Ciências Sociais, na Universidade de Freiburg, na Alemanha, onde pesquisou sobre Dados para o Desenvolvimento. Sua teste estuda o impacto das desigualdades sociais na coleta de dados para a pandemia em Brasil . Ela também é bacharel em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em Relações Internacionais.

Devido à pandemia, ela voltou da Índia para o Brasil e se envolveu com o Painel Unificador das Favelas, uma iniciativa inovadora de Ciência de Dados cidadã para mapear Covid-19 em 268 favelas do Rio de Janeiro e cobrir lacunas de informação, protegendo seus moradores. (http://www.favela.info/).


Ela também está começando a desenvolver esse projeto http://www.peaceid.org, porque acredita que informação, humanidade e tecnologia são o caminho para mudanças de grande impacto social.

LINKEDIN

Aqui você acessa o perfil da Elisa no Linkedin..

Fale comigo: elisamariacampos@peaceid.org